O Mais Ciência na Escola é um programa nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, que promove o letramento digital e a educação científica por meio da implantação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividades, formação e bolsas para professores e estudantes.
A Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), coordena o Mais Ciência na Escola na Bahia. No estado, o programa foi lançado em maio de 2025 e abrange 90 escolas do Ensino Médio e Fundamental, em 51 municípios baianos, de diferentes regiões do estado, cobrindo 23 dos 27 territórios de identidade, alcançando comunidades quilombolas, indígenas e ciganas. O programa envolve cerca de 1.000 estudantes, professores e gestores da educação básica bolsistas, incluindo a participação de pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e inovação da Bahia.
A iniciativa promove a disseminação do letramento digital e da educação científica, através de um conjunto de atividades, envolvendo a implantação de laboratórios maker, clubes de ciências, feiras e mostras científicas e a formação de professores e gestores.
Conectando escolas, comunidades e instituições científicas, o projeto busca promover inclusão, diversidade e equidade, incentivando o protagonismo estudantil e o pensamento crítico e fortalece a educação antirracista e a integração de saberes tradicionais e científicos. Temas como sustentabilidade, meio ambiente e combate à desinformação serão abordados, garantindo uma formação mais completa para os estudantes.
O Mais Ciência na Escola é uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Bahia, integra a Rede-ICTITE, conduzida pela Fiocruz Bahia, sob a coordenação de Antonio Brotas, gestor da Comunicação e Divulgação Científica da instituição.
O que sua equipe conquistou? Do que você sente mais orgulho? Conte para os visitantes do site algumas das conquistas mais recentes do seu projeto.