31/01/2026
A ação formativa, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA), aconteceu no dia 27/01 (terça-feira), no Instituto de Geociências da UFBA.
O evento abordou temas como divulgação científica, identidade e raça e teatro científico. A atividade foi coordenada pelo professor Denilson Costa (IQ/UFBA). Participaram da formação as professoras Moselene Reis e Fernanda Pereira.
No intervalo, o professor José Geraldo de Aquino Assis, coordenador da Rede PANC Bahia e parceiro do programa, recebeu a professora Moselene Reis, no Instituto de Biologia, para apresentar o cultivo de PANCs - sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, que, como o nome sugere, são plantas aparentemente não comestíveis, mas que escondem um universo de possibilidades na cozinha.
30/01/2026
O Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais do Instituto Anísio Teixeira, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – GEPEE/IAT/SEC-BA, lançou o e-book “O Infinito da Pesquisa Científica na Educação”.
O livro é uma coletânea composta por 19 artigos, de autoria de especialistas de áreas do conhecimento, como biologia, matemática, educação, música e astronomia, dentre outras, sendo dois artigos de professores que integram o Mais Ciência na Escola Bahia: Fernanda Pereira, do Colégio Central, e Sidney Santana, do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, ambos em Salvador. Além dos colaboradores Andreia Serpa e Abílio Peixoto.
Organizado por Anderson Spavier Alves e Rosemary Lopes Soares da Silva, os textos abordam a potência da pesquisa científica na educação e a infinidade dos conhecimentos que são produzidos a partir dela. O e-book é o quinto do GEPEE e foi publicado no encerramento do ciclo do oitavo ano, em 2025.
Segundo os organizadores, a intenção é provocar um debate sobre os problemas do modo de produzir a existência da humanidade e demonstrar que o acesso à educação, filosofia e ciência não pode ser privilégio de poucos.
🔗O livro digital está disponível para download no endereço https://encurtador.com.br/gPaf.
22/01/2026
Estudantes do Clube de Ciências Dandara dos Palmares e do Laboratório Maker do Colégio Estadual Professora Maria Bernadete Brandão, em Salvador, se reuniram na quarta-feira (21/01). Os participantes são bolsistas do Mais Ciência na Escola Bahia do 7º ano e clubistas do 9º ano e do Ensino Médio, além de alunos da Agência de Notícias da escola.
No encontro, que teve como tema “Diário de Bordo no Dandara dos Palmares Lab. Maker e Clube de Ciências”, o grupo escolheu a logomarca do clube de ciências, foram solicitados a criar o slogan do clube e realizaram experimentos, registrando as atividades no diário de bordo. A reunião foi conduzida pelas professoras Soraia Oliveira, bolsista do projeto, e Cíntia Freitas.
20/01/2026
O Clube de Ciências STEAM do DOM, da escola Municipal Rural Dom Justino de José Santana, de Catu, foi criado em março de 2025 e hoje conta com cerca de 60 estudantes, sendo 10 bolsistas do Mais Ciência na Escola Bahia. O grupo, coordenado pela professora bolsista Marileuza de Jesus Silva Nascimento, tem 25 projetos de pesquisa.
Recentemente, o clube teve 8 projetos selecionados para participar da Feira de Ciências e Empreendedorismo do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa, que aconteceu em outubro de 2025, em Catu, e todos foram premiados. Um dos destaques foi o 1º lugar na área de Ciências Exatas, com o projeto Geometria Maker. Além disso, a equipe foi credenciada para participar de feiras científicas no Brasil e em países como Egito, França e Japão, embora não tenha participado por não dispor de financiamento.
Em novembro, a escola realizou a 1ª Feira de Iniciação Científica. Dentre os projetos de destaques estão:
Desenvolvimento de dispositivo de denúncia contra violência - Um botton colocado na roupa da criança ou adolescente que pode ser acionado caso sofram alguma violência ou se sintam inseguros. Está em processo para ser patenteado.
Essa é minha cor e eu conheço minhas raízes - premiado em várias feiras científicas, o projeto consiste em abordar o colorismo e a auto valorização das pessoas negras.
Esse é o meu corpo - Desenvolve reflexões com mesa redonda, palestras e cartilhas sobre justiça social e assédio sexual.
No ano passado, a professora Marileuza Nascimento recebeu o 1º lugar do Prêmio Professor Transformador 2025 de Catu, na categoria Ensino Fundamental 2. “É uma história longa e eu me emociono muito com o trabalho proporcionado na minha vida e desses meninos, a partir do momento que encontrei o Mais Ciência na Escola”, declara.
19/01/2026
A aula inaugural do curso “Cosmociências e a Transmissão dos Saberes Ancestrais no Quilombo Quingoma”, vinculado ao Programa Escola Nacional Nego Bispo, foi realizada no dia 17 de janeiro, no Quilombo de Quingoma, em Lauro de Freitas.
A atividade, que conta com aulas remotas e presenciais até o dia 11 de abril, quando acontece o encerramento, é oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Lauro de Freitas, juntamente com o Quilombo Quingoma.
Participam do curso as professoras bolsistas do Mais Ciência na Escola Bahia Moselene Costa dos Reis, coordenadora da Equidade Étnico-Racial do Mais Ciência na Escola Bahia, professora de Química do Colégio Estadual Cosme de Farias e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores, da UESB Jequié; Tânia Telles, professora de Química do Colégio Estadual Dantas Junior; e Soraia Jesus de Oliveira - Professora de Química do Colégio Estadual Maria Bernadete Brandão.
Também participaram da aula professoras da rede de ensino de Lauro de Freitas. O curso contribui com o projeto da tese de Moselene Reis, intitulado “A utilização das plantas alimentícias tradicionais usadas nas comunidades afro-brasileiras e africanas para a implementação da Lei 10639/03 no ensino de Química”.
19/01/2026
A estudante Maria Rita Santos de Jesus, do Colégio Estadual de Tempo Integral Anna Junqueira Ayres Tourinho, do município de São Francisco do Conde, vai participar do SigmaFestival Maceió 2026, recebendo uma bolsa integral de mérito acadêmico. O evento vai ocorrer nos dias 20 e 21 de janeiro e contará com cientistas de Harvard, Massachusetts Institute of Technology e Stanford (EUA).
O SigmaFestival Maceió é uma experiência imersiva de um dia em STEM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), desenhada para inspirar e despertar a curiosidade científica de jovens estudantes.
Inspirado no modelo bem-sucedido do SigmaCamp EUA, o SigmaFestival oferece engajamento direto com ciência e tecnologia avançadas através de atividades práticas, palestras e workshops liderados por cientistas e educadores profissionais.
O convite para que a escola integrasse a Delegação Oficial da Bahia no evento científico foi feito pelo Programa de Extensão Matemática Olímpica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a organização internacional do SigmaCamp (EUA/Brasil), devido ao destaque do trabalho em STEM realizado pela professora Raqueline de Almeida Couto, bolsista do programa Mais Ciência na Escola Bahia, que acompanhará a estudante.
22/12/2025
O projeto de iniciação científica desenvolvido pelo Clube de Ciências Sapiens no Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Anna Junqueira Ayres Tourinho, em São Francisco do Conde, foi premiado como destaque em inovação e inclusão, na Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic 2025), que aconteceu de 11 a 13 de dezembro, em Salvador.
O estudante Nykolas Nascimento, bolsista do Programa Mais Ciência na Escola Bahia, apresentou uma pesquisa autoetnográfica sobre o ensino de matemática para estudantes com TEA, intitulada “Matemática Acessível: do espectro ao pódio”, provando que a inclusão se faz com excelência e altas habilidades.
O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora Ma. Raqueline Couto (CEAJAT) em co-orientação com o professor Dr. Roberto Sant'Anna (UFBA), através do Programa de Extensão Matemática Olímpica da UFBA.
18/12/2025
O projeto de pesquisa “Ecoherb: controle de pragas em plantas", do Clube de Ciências AlphaBotânicos, da Escola Estadual Raul Sá, de Salvador, foi apresentado na 2ª edição da Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic), que aconteceu de 11 a 13 de dezembro, em Salvador.
O EcoHerb desenvolve defensivos naturais à base de alho, cravo-da-índia e alfazema como alternativa sustentável ao uso de agrotóxicos no controle de insetos e plantas daninhas. Esses ingredientes possuem compostos bioativos com ação inseticida, repelente e antifúngica, contribuindo para a proteção das culturas, a preservação do solo, da água e da saúde humana.
O trabalho teve orientação das professoras Daniele Santos dos Anjos de Lima e Fernanda Cardoso, coordenadora do clube. Os clubistas também participaram do campeonato de robótica, durante o evento.
17/12/2025
Curso de Formação de Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura em Territórios Escolares teve seu primeiro encontro realizado na segunda-feira (15/12),. No total, foram 323 inscritos, entre professores bolsistas, colaboradores, pesquisadores e estudantes de graduação.
O objetivo é contribuir na implementação, organização e gestão dos Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura nos Territórios Escolares da Rede ICTITE, como espaços interdisciplinares de aprendizagem e de confluência de conhecimentos científicos e culturais.
A formação possui certificação de extensão e uma carga horária de 30 horas - 20 horas em atividades práticas nos Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura (CCTIC) e 10 horas de encontros síncronos. O segundo encontro ocorrerá no dia 13/01/2026. O curso está sendo realizado em parceria com Instituto de Biologia da UFBA e do STEAM Clube Bahia, e é coordenado pela professora Dra. Camila Cunha; professora Msc. Carme Renata Almeida de Santana; e a professora Msc. Fernanda Pereira de Brito.
17/12/2025
O laboratório maker da Escola Municipal Anísia Silva Moreira, de Correntina, foi inaugurado durante o lançamento do Mais Ciência na Escola Bahia na região Oeste, no dia 16 de dezembro. O labmaker é o ambiente onde a cultura maker se concretiza, promovendo a aprendizagem baseada em investigação e permitindo que ideias se transformem em projetos práticos. O espaço é equipado com tecnologias como impressoras 3D, kits de robótica e notebooks.
Também foram realizadas atividades como a palestra 'Cultura Maker e a experiência do Caminhão da Ciência na popularização da ciência no Oeste da Bahia', pelos professores da UFOB; o relato de experiência do Colégio Estadual de Tempo Integral Rio Corrente, e a roda de conversa também com a UFOB.
A cerimônia contou com apresentações culturais estudantis e do Reisado e apresentação dos clubes de ciência.
15/12/2025
O Clube de Ciências Orbitz, do Colégio Estadual da Bahia - Central, em Salvador, participou da 2ª edição da Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic), conquistando o prêmio de 1º lugar na categoria Engenharia e Matemática. O projeto premiado foi: Do mar à moradia: economia circular com resíduos marinhos para revestimento sustentável, e o Prêmio Sebrae de Inovação.
A equipe também recebeu a credencial para participar da Feira de Inovação, Tecnologia e Ciências (FITEC), em Londrina. O evento aconteceu de 11 a 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa.
A Fenic é um evento de divulgação e difusão científica, direcionado à estudantes e professores da Educação Básica, que visa estimular a produção científica pré-universitária por meio de pesquisas inovadoras, empreendedoras e socialmente responsáveis, desenvolvidas por estudantes no Brasil.
10/12/2025
O coordenador geral do Mais Ciência na Escola Bahia, Antonio Brotas, participou do painel Experiências de Escolas Incubadoras de Projetos de Tecnologia e Inovação, no Auditório Feciba Científicos, durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação 2025, no dia 10/12.
O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, até quinta-feira (11), e tem como tema “Educação, arte e inovação para um mundo sustentável”.
O Encontro dá visibilidade a cerca de 870 projetos estruturantes das unidades escolares da Rede Estadual e seus 27 NTEs - Núcleos Territoriais de Educação- apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV, ao longo do ano.
09/12/2025
O projeto Mais Ciência na Escola Bahia (Rede ICTITE) será lançado no Oeste do estado, no dia 16/12, com a celebração que ocorrerá às 9 horas, na Escola Municipal Anísia Silva Moreira, no município de Correntina (BA), e terá como tema Ciência, Território e Sustentabilidade.
O evento vai reunir Clubes de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (CCTIC) de escolas da rede municipal e estadual, dos municípios de Correntina, Santa Maria da Vitória, São Desidério, Bom Jesus da Lapa e São Félix do Coribe, para celebrar o diálogo entre saberes ancestrais, ciência, tecnologia e inovação.
Estarão presentes representantes da Fiocruz Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), gestores municipais e escolares, Núcleos Territoriais de Educação (NTE), professores e estudantes bolsistas do projeto e cientistas escolares do Oeste. No dia, será inaugurado o Laboratório Maker da Escola Municipal Anísia Silva Moreira.
Data: 16 de dezembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 09h
Local: Escola Municipal Anísia Silva Moreira, Correntina (BA)
05/12/2025
O lançamento do Mais Ciência na Escola Bahia (Rede ICTITE) - TEIA Sudoeste reuniu representantes das instituições parceiras, integrantes das comunidades tradicionais, gestores, professores e estudantes bolsistas de clubes de ciências, tecnologia, inovação e cultura, no evento realizado ontem (04/12), em Jequié.
O projeto foi apresentado durante a cerimônia pela coordenadora da TEIA Sudoeste, Carme Renata Santana, e o integrante da coordenação da Rede ICTITE, Adroaldo Belens. A celebração contou com apresentações do coral Vozes da Resistência, apresentações musicais, o grupo de dança Raízes do Sertão e peça teatral.
Na sequência, o público participou da inauguração do laboratório maker do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito. À tarde, ocorreram as visitas ao labMaker, exposições, oficinas, experiências com realidade virtual, além de rodas de conversa com representantes de comunidades indígenas, quilombolas e ciganas, que compartilharam a história e cultura dos seus povos.
Estiveram presentes aproximadamente 120 estudantes bolsistas das escolas de Ipiaú, itagibá, e Jequié. Também participaram Silvana Pereira, diretora do NTE 22; Rita Rodrigues, coordenadora do colegiado do território Médio Rio das Contas; Cláudio Lúcio Fernandes Amaral, que coordena as atividades científicas e representa a UESB, e os coordenadores das TEIAs Sul e Recôncavo.
O Clube de Ciências Antirracista LUMINA marcou presença nas atividades do lançamento da Teia Sudoeste. O Mais Ciência na Escola Bahia é um projeto que tem como um de seus princípios norteadores o estímulo à divulgação da produção intelectual e científica de negros e negras, assim como do pensamento africano e afro-diaspórico e o fomento à diversidade.
02/12/2025
O Curso de Formação de Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura em Territórios Escolares está com inscrições abertas até o dia 11 de dezembro. A formação tem o objetivo de contribuir para a implementação, estruturação e gestão de Clubes de Ciências, totalizando 30 horas de atividades.
Podem participar da formação professores bolsistas e colaboradores do Programa Mais Ciência na Escola (Rede ICTITE), pesquisadores e estudantes de licenciatura.
Data: 5 encontros - dias 15/12, 13, 22 e 30/01 e 09/02
Horário: 19h às 21h
Local: Plataforma Zoom
Inscrições e outras informações: bahia.fiocruz.br/clubeciencia
Realização: Fiocruz Bahia e Instituto de Biologia (UFBA)
28/11/2025
Um encontro reuniu lideranças da Rede ICTITE, do NTE 22, da UESB e gestores educacionais, no dia 27/11, para alinhar o lançamento da TEIA Sudoeste, dando o passo final no planejamento de um marco histórico para a região Sudoeste.
O lançamento acontece no dia 04 de dezembro às 10 horas, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Jequié (BA). Na ocasião também será entregue o Laboratório Maker que será entregue e servirá como um polo irradiador, conectando saberes do campo e da cidade, das escolas estaduais e municipais, da universidade e da comunidade.
Mais do que inaugurar um equipamento, esta reunião selou o compromisso de integrar o Território de Identidade através da ciência.
Lançamento no Sudoeste:
🗓️ Data: 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
⏰ Horário: 10h
📍Local: Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito - Jequié (BA)
28/11/2025
Serão lançados, no dia 04/12, os Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem, da região Sudoeste da Bahia. O evento acontece às 10h, no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, na cidade de Jequié. Na ocasião, será inaugurado o Laboratório Maker da unidade escolar e serão realizadas diversas atividades científicas e culturais, com o objetivo de promover o letramento digital e inspirar a educação científica no Território Médio Rio das Contas. Jequié é o terceiro maior polo de laboratórios maker do estado, com três escolas estaduais e três municipais que integram o projeto.
A celebração vai contar com a participação de parceiros institucionais, da comunidade escolar e de professores e estudantes bolsistas de clubes de Ciências da REDE ICTITE - Sudoeste, vislumbrando socializar a proposta pedagógica do programa.
O Mais Ciência na Escola Bahia tem o objetivo de promover a equidade no acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação e a Cultura Maker, especialmente entre jovens da educação básica, incentivando a inclusão, diversidade, equidade, o protagonismo estudantil e o pensamento crítico.
O projeto do governo federal, no estado, é coordenado pela Fiocruz Bahia, através da Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), abrangendo 51 municípios, 90 escolas da rede pública e 900 estudantes.
Data: 04 de dezembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito - Jequié (BA)
27/11/2025
Uma reunião estratégica, realizada no dia 26/11, alinhou ações para o lançamento do TEIA Oeste em dezembro, uma iniciativa direta do programa Mais Ciência na Escola Bahia. Sob a coordenação da Rede ICTITE (Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares), lideranças da educação de cinco municípios reuniram-se com representantes da Fiocruz Bahia, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e do Núcleo Territorial de Educação 11 (NTE 11).
O objetivo é consolidar uma política pública estruturante, financiada pelo MCTI/CNPq, que toma a escola como centro do desenvolvimento territorial. No encontro foram debatidos temas como logística para conectar as escolas do território; a implantação dos Laboratórios Maker; e a inserção da ciência no calendário oficial da educação municipal.
24/11/2025
O Colégio Estadual Indigena Coroa Vermelha - Aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, recebeu oficialmente parte dos equipamentos do Programa Mais Ciência na Escola, no dia 21/11, fortalecendo o ensino, a autonomia e a produção de conhecimento dentro da própria comunidade escolar.
A entrega foi realizada pelo coordenador da região Sul, professor Carlos Ferreira, para a professora bolsista do colégio, Kelly Soares, celebrando um momento histórico para os estudantes indígenas, que agora contam com novas ferramentas para explorar, criar e transformar suas realidades através da ciência e da cultura.
22/11/2025
O Clube de Ciências Genius da Escola Municipal Anisia Silva Moreira, em Correntina, publicou um manifesto antirracista. A equipe faz parte dos Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem do Oeste, do Mais Ciência na Escola Bahia (Rede ICTITE), e produziu o vídeo no contexto do Novembro Negro.
Confira no nosso perfil do Instagram @maiscienciabahia
21/11/2025
Uma reunião para alinhamento e fortalecimento de vínculo com instituições locais dos Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem do Oeste, do Mais Ciência na Escola Bahia, foi realizada no dia 18/11, online.
Participaram professores bolsistas do projeto e gestores escolares dos municípios de Correntina, Santa Inês, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Barreiras. Outro destaque foi a presença da Universidade do Oeste da Bahia (UFOB), representada na reunião pelos professores Edward Ferraz e Jonilson Lima, com a intenção de formalizar a parceria institucional com a Fiocruz Bahia.
No encontro, foi apresentado o projeto e discutidas algumas ações prioritárias, como o lançamento da TEIA Oeste no mês de dezembro, a implementação de bolsas, a entrega de equipamentos e a formação de clubes de ciências. Participaram 14 pessoas, entre as quais um dos coordenadores do projeto, Adroaldo Belens, os coordenadores de TEIA, Renata Santana e Carlos Henrique, e os representantes do Núcleo de Equidade, Romilson Souza e Moselene Reis.
O próximo encontro, previsto para 26/11, contará com a presença das secretarias municipais de educação, do Núcleo Territorial de Educação, gestores escolares e a UFOB, para definir detalhes sobre o lançamento da TEIA Oeste, na cidade de Correntina, Bahia.
19/11/2025
O Clube de Ciências Quiterianos, do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, que faz parte do TEIA da Região Metropolitana de Salvador, do Mais Ciência da Escola Bahia, foi premiado com o título de Melhor Pôster, no evento “Educação Científica e Sustentabilidade”, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), nos dias 17 e 18/11, no hotel Fiesta, em Salvador.
O trabalho abordou o tema “Hortas e jardins verticais itinerantes: Porque todo espaço escolar pode ser verde”. O clube é coordenado pela professora Gilnara Ferreira.
18/11/2025
Coordenadores e professores do Mais Ciência na Escola Bahia participaram da formação ‘Educação Científica e Sustentabilidade’, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira, nos dias 17 e 18 de novembro, no hotel Fiesta, em Salvador.
O encontro reuniu educadores da rede estadual para fortalecer os Clubes de Ciências, integrar práticas de educação climática e promover experiências inovadoras em ciência, tecnologia e cidadania ambiental.
Camila Cunha, coordenadora dos Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem (TEIA) de Salvador, apresentou o projeto e as ações do Mais Ciência na Escola, como iniciativa para a educação científica. Também estiveram presentes o coordenador do TEIA da Região Metropolitana de Salvador, Felipe Novaes, e o professor Cleone Oliveira.
17/11/2025
O Ciclo de Palestras do Webinário Enfrentamento da Desinformação terá seu primeiro encontro no dia 27 de novembro, às 19 horas, com transmissão ao vivo através do canal do Youtube da Fiocruz Bahia. A primeira atividade tem como tema central “Saúde Mental e Juventude” e conta com a participação de especialistas que irão abordar o assunto a partir de suas diferentes perspectivas de estudo e trabalho.
O evento faz parte do projeto de pesquisa “A desinformação, a hesitação vacinal e a saúde mental nas redes de vozes juvenis de Territórios de Saúde na Bahia”, aprovado na Chamada CNPq/Decit/SECTICS/MS - Nº 30/2024 - Prevenção e Enfrentamento à Desinformação Científica em Saúde. O projeto é vinculado ao Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia, sob a coordenação de Antonio Brotas, tem o apoio financeiro do CNPq, e a parceria de importantes instituições como UFSB , UFF, UFRGS, UFBA (Salvador) e UNEB (campus Juazeiro).
As palestrantes convidadas são: Alice Munguba, psicóloga associada do Instituto de Psicanálise da Bahia; Ariadine Moura, psicóloga e mestra em Ciências; Carla Magalhães, nutricionista, mestra e doutora em Alimentos, Nutrição e Saúde; e Professora da Escola de Nutrição da UFBA; e mediação de Juliana Linhares, pesquisadora da Fiocruz Bahia e doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas.
📌Inscreva-se pelo formulário https://www.bahia.fiocruz.br/saudemental
🗓️ 27 de novembro
🕠19h
📍No canal do Youtube da Fiocruz Bahia
15/11/2025
Aconteceu, ontem (14/11), o encerramento da série de webinários e a abertura do novo ciclo de formação de “Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura em Territórios Escolares“, no canal da Fiocruz Bahia no YouTube.
Durante o evento, clubes de ciências apresentaram suas experiências e inspiraram os participantes, mediados pela coordenadora de TEIA, Camila Cunha.
Destinado a estudantes e professores, o objetivo da formação é desenvolver a implementação, estruturação e gestão de Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura (CCTIC) como espaços interdisciplinares dos saberes científicos e culturais nos territórios de identidade.
09/11/2025
A aula inaugural do curso “Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura em Territórios Escolares“ acontece nessa sexta-feira (14/11), às 19h, no canal da Fiocruz Bahia no Youtube. O encontro encerrará a série de webinários formativos de 2025 e abrirá o novo ciclo de formação.
O público-alvo é de professores e estudantes, e o curso tem como objetivo desenvolver a implementação, estruturação e gestão de Clubes de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura (CCTIC) como espaços interdisciplinares dos saberes científicos e culturais nos territórios de identidade.
No evento, serão apresentados projetos de clubes do próprio do Programa Mais Ciência na Escola (Rede ICTITE):
Clube de Astronomia e Ciências da Escola Municipal Luiz Eduardo
Professor: Jackson Santos
Estudante: Emily de Jesus Santos
Clube de Ciências CETEP-CD-I
Professor: Tiago Oliveira Souza
Estudante: Inglithi Novais Ribeiro
Clube de Ciências Orbitz
Professora: Fernanda Brito
Estudante: Marina Aragão
06/11/2025
O lançamento dos Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem da Chapada Diamantina, iniciativa do Programa Mais Ciência na Escola Bahia em conjunto a uma rede de parcerias locais, foi marcado pela cerimônia realizada no Mercado Cultural de Lençóis, na tarde de do dia 05 de novembro.
O evento, que deu início ao projeto na região, contou com a participação de professores, estudantes, pesquisadores, autoridades e representantes das instituições parceiras da Rede ICTITE. Integrantes de diversos clubes de ciências representaram seus municípios no encontro. Na ocasião, a coordenadora do TEIA da Chapada Diamantina, Quíssila Antunes, falou sobre a rede.
Participaram da mesa de abertura o coordenador do Mais Ciência na Escola Bahia, Antonio Brotas; a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe; Liz Bethânia, Secretária de Educação de Lençóis; Marjorie Nolasco, coordenadora do CACD/UEFS e do PROFCIAMB; Carolina Santiago Souza, professora do Clube de Ciências Nativas, do Colégio Estadual de Mucugê; Anna Luísa Alves, estudante bolsista do Colégio Estadual Abelardo Moreira, de Mairi; e Elizabete Gonçalves, diretora territorial do NTE-03, representando a Secretaria de Educação da Bahia.
05/11/2025
O Laboratório Maker do Clube de Ciências MURICI, na Escola Municipal Otaviano Alves, do distrito rural de Tanquinho, que integra o Programa Mais Ciência na Escola Bahia - Rede ICTITE, foi inaugurado na manhã do dia 05 de novembro. Esse é o primeiro labmaker dos Territórios Escolares Interdisciplinares de Aprendizagem (TEIA) da Chapada Diamantina.
O evento contou com a participação dos alunos, professores e gestores da escola, além do coordenador do Mais Ciência na Escola Bahia, Antonio Brotas; da coordenadora do TEIA da Chapada Diamantina, Quíssila Antunes; da coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe; e da coordenadora do Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD) da Universidade de Feira de Santana (UEFS), Marjorie Nolasco.
05/11/2025
No dia 04/11, estudantes que participam do Mais Ciência na Escola Bahia, do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, em Salvador, se reuniram para uma capacitação no Maria Felipa Lab, um laboratório de prototipagem e cultura maker do Instituto Anísio Teixeira (IAT), voltado para a formação de educadores e estudantes em ciências, tecnologia e criatividade.
Esse foi o segundo encontro formativo, com o objetivo de dar os primeiros passos na compreensão da cultura maker, por meio do contato com equipamentos básicos, como impressoras 3D. A formação foi ministrada pelos professores Pedro Francisco, do IAT, e Helder Cruz e Sandrielle Silva, do Mais Ciência na Escola Bahia. Também participaram os professores do colégio, Marco Antônio Duarte e Manuela Santos.
02/11/2025
No dia 05 de novembro (quarta-feira), a partir das 13h30, o Mercado Cultural de Lençóis será palco do lançamento do Território Escolar Interdisciplinar de Aprendizagem da Chapada Diamantina, iniciativa do Programa Mais Ciência na Escola Bahia em conjunto a uma rede de parcerias locais. A cerimônia, que marca o início do projeto na região, contará com uma programação que contempla a participação de professores, estudantes, pesquisadores, autoridades e representantes das instituições parceiras da Rede ICTITE.
Ao todo, 14 clubes de ciências representarão seus municípios: Itaeté, Barra da Estiva, Palmeiras, Marcionílio Souza, Mairi, Ipirá, Seabra, Wagner, Lençóis, Itaberaba, Mucugê e Ibicoara. A ação mostra a força de uma rede que cresce com o compromisso coletivo pela educação e pela transformação do nosso território.
Na ocasião, haverá a inauguração do Laboratório Maker do clube de Ciências MURICI, na Escola Municipal Otaviano Alves, do Distrito Rural de Tanquinho.
31/10/2025
Na quarta-feira (29/10), estudantes do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, em Salvador, receberam formação sobre a Cultura Maker. A iniciativa, que aconteceu por meio do projeto Mais Ciência na Escola Bahia, foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Laboratório Maria Felipa.
Participaram do evento 11 estudantes, sendo nove deles do ensino fundamental e dois do ensino médio; além de dois professores do colégio Dinah. A ação tem o propósito de dar os primeiros passos na compreensão da Cultura Maker, por meio do contato com equipamentos básicos de um Laboratório Maker, como o entendimento de impressoras 3D.
Na formação, o público foi instruído de maneira didática, em busca de compreender as funções, cuidados e formas de manuseio com cada um dos compartimentos das máquinas. Também foi possível acompanhar o processo de criação de peças.
30/10/2025
Com a temática “Museus e jogos: espaços e práticas de divulgação científica nos territórios escolares”, o 4º webinário formativo do Mais Ciência na Escola Bahia foi transmitido pelo perfil da Fiocruz Bahia, no YouTube, com 1239 visualizações. O bate-papo reuniu Antonio Brotas, coordenador geral do Mais Ciência na Escola Bahia; Maria das Graças Soto, coordenadora do setor de Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná; Ana Carolina Gonzalez, pesquisadora que coordenou – por 10 anos – a implantação do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz; e Amanda Silva, estudante do 2° ano do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália.
Antônio Brotas enfatiza a sensação libertadora de aprender em um ambiente lúdico e prático. “É possível construir tantos materiais que instiguem o aprendizado, o acesso à informação de qualidade e que fazem com que o aprender seja prazeroso”, reflete.
O projeto continua promovendo encontros virtuais, que visam cultivar e potencializar a comunidade escolar aos conhecimentos cultural, científico e da saúde.
28/10/2025
O Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), em Salvador, recebeu uma formação em Cultura Maker, Modelagem e Impressão 3D, no dia 21 de outubro.
O objetivo da atividade foi capacitar estudantes e professores a utilizarem os equipamentos de ponta adquiridos por meio do Programa Mais Ciência na Escola Bahia, para montagem do laboratório maker do colégio.
27/10/2025
A coordenadora da Rede Sudoeste do Programa Mais Ciência na Escola Bahia, professora Carme Renata Almeida de Santana, participou com estudantes do Clube de Ciências Patronum do CIEB Jequié, da Feira de Negócios e Tecnologia do Sudoeste da Bahia (FENTEC), a convite do Núcleo Territorial de Educação, o NTE 22. O evento aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro, no IFBA, em Jequié.
O NTE 22, gerido pela professora Silvana Pereira, apoia e incentiva a ciência e tecnologia nas escolas do Território Médio Rio de Contas, colabora com as ações da Rede ICTITE, e é o terceiro maior polo de laboratórios do Programa Mais Ciência na Escola na Bahia.
Durante a FENTEC, estandes, palestras e capacitações articularam ciência, tecnologia e empreendedorismo. Estiveram presentes no estande do NTE 22 o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia e professor da Universidade do Estado da Bahia , Marcius Gomes; os estudantes Clube de Ciências Patronum do CIEB - Jequié; o estudante de Sistema de Informação da Uesb / bolsista CNPQ - REDE ICTITE - Natanias Santos Souza; Cláudia Ribeiro Santos Lopes, Professora da @uesboficial / campus Jequié, coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares – CPDS e líder do Grupo de Pesquisas em Análise Cognitiva, Modelagem Computacional e Difusão de Conhecimento – CNPq – UESB.
25/10/2025
“Museus e jogos: espaços e práticas de divulgação científica nos territórios escolares” será tema do 4º Webinário Formativo, a ser realizado nesta quarta-feira, 29/10. A iniciativa faz parte do projeto Mais Ciência na Escola Bahia, e acontece às 19h, no canal da Fiocruz Bahia, no YouTube. O encontro destina-se à estudantes, professores e gestores de instituições vinculadas ao projeto, mas está aberta à participação de outros públicos, como familiares do corpo discente e outras pessoas da comunidade escolar.
Participarão como palestrantes:
-Antônio Brotas, doutor em Cultura e Sociedade e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), tecnologista em saúde pública da Fiocruz Bahia, jornalista, assessor de comunicação, professor permanente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC/Fiocruz) e pesquisador do Laboratório de Investigação em Saúde Global e Doenças Negligenciadas (LISD), é também coordenador geral do Mais Ciência na Escola Bahia;
-Maria de Graças Soto, mestre em Saúde e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; e coordenadora do setor de Extensão e Divulgação Científica da Fiocruz Paraná;
-Ana Carolina Gonzalez, doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, com tese sobre museus itinerantes, pesquisadora no Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus, também foi chefe do Museu da Vida Fiocruz entre 2023 e 2025, além de ter coordenado a implantação do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, onde atuou por 10 anos;
-Amanda Silva, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália.
Estes webinários tem o propósito de cultivar e potencializar o vínculo da educação com a saúde, a ciência e a cultura – por meio de uma aprendizagem viva.
24/10/2025
Na noite de ontem (23/10), aconteceu o 3º Webinário Formativo "Saúde e Meio Ambiente", transmitido pelo perfil no YouTube, da Fiocruz Bahia – com 1399 visualizações. O encontro reuniu a professora Lilian Sena e a estudante Clarissa Andrade, ambas da Escola de Nutrição da UFBA; o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Manoel de Souza; e a estudante do Colégio Manoel Novaes, Nayla Lima. Além da participação do coordenador do Mais Ciência na Escola Bahia, Antônio Brotas, e do quadro de notícias de projetos da Chapada Diamantina e Região Metropolitana.
Manoel de Souza, também especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA - BA, refletiu sobre a importância de incorporar e aprofundar sobre o que é saúde e meio ambiente, em prol da compreensão do ser humano como gerador das atuais questões no meio ambiente, sobretudo os efeitos climáticos.
A iniciativa permanece com seus encontros virtuais com o objetivo de consolidar e fortalecer o vínculo da ciência, da cultura e da saúde com a comunidade escolar.
24/10/2025
Estudantes dos colégios estaduais Deputado Manoel Novaes, Dinah Gonçalves, 2 de Julho e Central da Bahia, de Salvador, que integram o Mais Ciência na Escola Bahia, participaram das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz Bahia, nos dias 22 a 24/10.
A programação contou com rodas de conversa e visitas às instalações da Fiocruz Bahia, para os estudantes conhecerem as atividades de laboratórios e das Plataformas Tecnológicas da unidade. Além de Salvador, integrantes do projeto de outras cidades do estado também participaram das atividades localmente.
Seabra
O clube de Ciências do Colégio Estadual de Seabra participou no dia 24/10, durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) do Campus Seabra.
Mucugê
O Clube de Ciências Nativas, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Mucugê, também apresentou suas atividades na SNCT 2025. O clube surgiu em 2024, durante uma feira de ciências em Mucugê (BA), e consolidou-se em 2025 com o apoio do Programa Mais Ciência. A iniciativa busca integrar ciência, comunidade e sustentabilidade, desenvolvendo soluções que dialoguem diretamente com o território da Chapada Diamantina e, ao mesmo tempo, com os grandes desafios globais, como a crise climática e a poluição plástica.
22/10/2025
O 3º Webinário Formativo do Mais Ciência na Escola Bahia acontece amanhã (23/10), com o tema “Saúde e Meio Ambiente”. Destinado a estudantes, professores e gestores de instituições vinculadas ao projeto, o evento será às 19h, no canal da Fiocruz Bahia, no YouTube. Outros públicos são bem-vindos, como as famílias dos estudantes e pessoas da comunidade escolar.
A atividade terá como palestrantes Lílian Lessa, professora e coordenadora do projeto de Extensão Permanente ‘Alimentação Saudável’, da Escola de Nutrição da UFBA; Manoel Messias Alves de Souza, professor e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Vida - LAPECIV, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS; Nayla Aleluia Lima, estudante do Colégio Manoel Novaes; e Clariana Andrade, estudante da Escola de Nutrição (UFBA).
17/10/2025
O 2º Webinário Formativo aconteceu na noite do dia 16/10, transmitido pelo perfil da Fiocruz Bahia no YouTube, e contou com 1.693 visualizações. O encontro reuniu a estudante de comunidade quilombola, Giulya Alves, e a professora Vanessa Chaves, ambas do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), em Juazeiro, além do coordenador do Mais Ciência na Escola Bahia, Antônio Brotas.
O pesquisador e professor Romilson Souza, que coordena o Núcleo de Equidade do projeto, disse que pensar em equidade é pensar em equilíbrio. “É preciso pluralizar e democratizar a ciência, para que o pensamento, nas múltiplas formas, estejam presentes no sistema educacional”, declarou.
O evento dá continuidade à série de encontros virtuais que tem o objetivo de potencializar o papel de toda a comunidade escolar na promoção da ciência, cultura e saúde.
14/10/2025
O 2º webinário formativo do Mais Ciência na Escola Bahia vai acontecer no dia 16 de outubro, quinta-feira, às 19h, pelo canal da Fiocruz Bahia no YouTube. O tema desta edição será “Equidade de gênero e raça”. O encontro destina-se a gestores, professores e estudantes das escolas contempladas pelo projeto, mas também podem participar familiares e pessoas da comunidade escolar.
Terá como palestrantes Carla Nogueira - Coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade (CEARD/SEC); Vanessa Carine Chaves - Professora e coordenadora do projeto de educação afrocentrada ENCRESPA e do Clube de Ciências Opara, do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, de Juazeiro. Ela é geógrafa pela Universidade de Pernambuco (UPE) e mestra em Educação pela UNEB; Giulya Maia Alves, estudante do CODEFAS, bolsista, artista e de comunidade quilombola.
Os webinários formativos são concebidos como espaços de aprendizagem viva, colaborativa e de construção coletiva de saberes, e tem o objetivo de potencializar o papel de toda a comunidade escolar na promoção da ciência, cultura e saúde
08/10/2025
Estudantes, professores e pessoas da comunidade escolar, que integram o Mais Ciência na Escola Bahia, participaram do I Webinário Formativo, que abordou o tema “Ciência, Cultura Maker e cidadania nas escolas”. O encontro foi realizado no dia 07/10 , pelo canal da Fiocruz Bahia no YouTube, e contou com mais de 300 pessoas participantes.
Na ocasião, o pesquisador e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Eduardo Jorge, falou sobre a cultura maker e os projetos que desenvolve, e Stefane Andrade, estudante da educação profissional, no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas - Ipiaú, inspirou o público contando sobre suas experiências em clubes de ciência e projetos de feira de ciências.
O coordenador do projeto, Antonio Brotas, ressalta a importância do encontro. “O webinário oportuniza a formação em diversos temas centrais para nossa rede, conseguindo alcançar estudantes, professores, gestores e familiares que acompanham a implementação e execução do projeto. O evento também consolida nosso compromisso com a educação, divulgação e popularização da ciência”, declarou.
O webinário, mediado por Adroaldo Belens, membro da coordenação executiva do projeto, foi o primeiro de uma série que articula o saber acadêmico de pesquisadores, o saber prático de estudantes protagonistas e o saber popular de educadores e agentes locais.
03/10/2025
Estudantes do Mais Ciência na Escola Bahia, que fazem parte do Clube de Ciências ManeTech, do Colégio Estadual Manoel Novaes, em Salvador, participaram de treinamento para uso das impressoras 3D recebidas pelo projeto. O encontro ocorreu no laboratório maker da escola, no dia 23 de setembro.
Também participaram das atividades professores da Educação Básica e da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de estudantes de graduação da UFBA. A formação foi ministrada por Pedro Francisco Gomes Neto, do Maria Felipa Labmaker, do Instituto Anísio Texeira (IAT/BA), e Gabriel Santana Souza, bolsista de extensão do Mais Ciência na Escola.
01/10/2025
No dia 07 de outubro, às 19 horas, o Mais Ciência na Escola Bahia vai realizar o webinário formativo “Ciência, Cultura Maker e cidadania nas escolas”, direcionado a gestores, professores e estudantes das escolas contempladas pelo projeto. O encontro virtual terá como professor formador Eduardo Jorge, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e contará com a participação da estudante Stefane Andrade de Souza, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, de Ipiaú. A mediação ficará por conta dos coordenadores de Nó de Rede e professores, Carme Renata e Felipe Novaes.
O evento é o primeiro de uma série, que articula o saber acadêmico de pesquisadores, o saber prático de estudantes protagonistas e o saber popular de educadores e agentes locais, com o objetivo de potencializar o papel de toda a comunidade escolar na promoção da ciência, cultura e saúde.
Tendo como princípios norteadores a equidade, a cidadania e a ciência antirracista, os webinários são um convite para dialogar, ressignificar práticas e construir juntos uma educação mais crítica, criativa e socialmente relevante para o desenvolvimento da educação básica na Bahia.
19/09/2025
Foi realizado o 1º Encontro de Estudantes Bolsistas do Mais Ciência na Escola Bahia - Rede ICTITE, no dia 18/09, através do canal da Fiocruz Bahia no YouTube. Participaram da atividade cerca de 500 pessoas, entre estudantes bolsistas, professores, gestores escolares e familiares, com mais de duas mil visualizações.
Na ocasião, foi apresentado o projeto, as atribuições dos estudantes, o cronograma de ações, eventos e formações, a aprendizagem em laboratório maker, os núcleos de equidade e orientações para formação dos clubes de ciência, elemento articulador do projeto. Estudantes também falaram sobre suas experiências em grupos e clubes de ciências das escolas.
O evento contou com a presença da Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Juana Nunes; do coordenador do projeto, Antonio Brotas; do coordenador do Programa Ciência na Escola, Abílio Peixoto; e da coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-Raciais e Diversidade, Carla Nogueira, ambos da Secretaria de Educação da Bahia.
12/09/2025
O Mais Ciência na Escola Bahia - Rede ICTITE convida para o 1º Encontro de Estudantes Bolsistas, que será realizado no dia 18 de setembro, às 19h, pelo canal da Fiocruz Bahia no YouTube. O evento é destinado aos estudantes bolsistas do projeto, mas também é esperada a ampla participação de gestores, professores, familiares e da comunidade do território escolar.
No encontro, será detalhado o papel fundamental que cada estudante terá na Rede e as suas responsabilidades, para que a participação de todos seja ativa. Também será apresentado o cronograma de ações, eventos, formações e a relevância do laboratório maker. Haverá um espaço para que os bolsistas compartilhem o que esperam aprender e realizar no projeto e quais os temas são de seus interesses.
Além disso, serão divulgados os canais de comunicação, para que o diálogo seja mais ágil e transparente, e serão dadas as primeiras orientações para a criação do clube ciência interdisciplinar, engajado ao território e a seus valores culturais.
11/09/2025
O Mais Ciência na Escola Bahia foi lançado no município de Camaçari, no dia 04/09, no complexo Cidade do Saber, com a participação de estudantes e professores das redes estadual e municipal, marcando a presença do projeto em mais uma cidade da Região Metropolitana de Salvador.
O evento contou com a participação do prefeito de Camaçari, Luis Caetano; do Secretário Municipal de Educação (Seduc), Márcio Neves; do representante da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa; da coordenadora de Popularização da ciência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Elisangela do Reis; e da diretora de Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), Carla Aragão.
“Por se tratar de uma cidade com um forte parque industrial, é importante que a formação em ciência e tecnologia faça parte dos projetos pedagógicos das escolas do município. E o Mais Ciência na Escola Bahia vem para fortalecer as escolas, articulando estudantes, professores e gestores com as ICTs e a sociedade civil”, afirma o coordenador do projeto, Antonio Brotas.
O projeto Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), o Mais Ciência na Escola Bahia, tem o objetivo de promover a equidade no acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e desenvolver uma cultura científica, especialmente entre jovens e escolas da educação básica, incentivando a inclusão, diversidade, equidade, o protagonismo estudantil e o pensamento crítico.
12/07/2025
Foi inaugurado em Juazeiro, no dia 11 de julho, o Laboratório Maker do Programa Mais Ciência na Escola Bahia – Rede ICTITE, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, estudantes, professores e gestores escolares. A ação é fruto da parceria entre a UNEB (por meio do DCH III, DTCS III e Campus de Senhor do Bonfim), a UNIVASF e a Fiocruz Bahia, em articulação com escolas públicas da região. A união entre universidades e escolas constrói caminhos para ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação nos territórios.
Em Juazeiro, participam da rede as escolas e gestores:
-Colégio Estadual Agostinho Muniz – Robério Granja
-Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos – Charles Jean da Silva Pereira
-Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rêgo – Mabio Dutra
-Complexo Integrado Rui Barbosa – Lucimone dos Santos Lopes Bruno
-Colégio Municipal Paulo VI – Francisca Oliveira
-Escola Municipal Dr. Luiz Viana Filho- Joseane Oliveira (Senhor do Bonfim)
29/05/2025
Durante a Feira de Ciência, Educação, Saúde e Cultura para o Desenvolvimento da Cidadania, realizada em Cachoeira, na última sexta-feira (23/05), o secretário municipal de Educação, Fábio Macedo, falou sobre a importância do Programa Mais Ciência na Escola Bahia para o fortalecimento da educação básica no município.
Com o intuito de fomentar a formação científica, o programa tem entre suas metas a instalação de laboratórios maker, com acesso a recursos tecnológicos e ferramentas de prototipagem, que permitam aos estudantes o desenvolvimento e o acompanhamento de projetos educativos. A iniciativa contempla 90 escolas públicas em 51 municípios do estado. Em Cachoeira, o Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape e a Escola Municipal Otávio Pereira participam da etapa inicial da iniciativa.
O Mais Ciência na Escola é uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Bahia, integra a Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), conduzida pela Fiocruz Bahia, sob a coordenação de Antonio Brotas, gestor da Comunicação e Divulgação Científica da instituição.
21/05/2025
Foi inaugurado nesta terça-feira, 20 de maio, o primeiro laboratório maker do programa Mais Ciência na Escola Bahia (MCE-BA), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador. A ação contou com a presença de autoridades como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na Bahia, a iniciativa integra a Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), desenvolvida pela Fiocruz Bahia, sob a coordenação de Antonio Brotas, gestor da Comunicação e Divulgação Científica da instituição.
O evento de inauguração fez parte das ações em celebração aos 40 anos do MCTI, iniciadas na segunda-feira, 19 de maio, com a instalação da exposição “Caravana da Ciência”, no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
22/05/2025
Foi realizado, nesta segunda-feira, 19/05, o lançamento do Programa Mais Ciência na Escola na Bahia (MCE-BA), uma iniciativa da Fiocruz Bahia em parceria com instituições de ciência, tecnologia e inovação, Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
Realizado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, o evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de autoridades e lideranças acadêmicas.
Além do MCE-BA, durante o evento, foram lançadas uma série de iniciativas que visam incentivar a disseminação da cultura científica entre jovens estudantes baianos, como o Programa PopCiência Bahia – Trilha da Inovação, uma realização da SEC e da Secti, e o Edital Clubes de Ciências – FAPESB/SEC/SECTI, que tem como objetivo promover a seleção de 400 professores para coordenar clubes de ciências em escolas da rede pública estadual.
No ato, estiveram presentes a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Cruz, representando o presidente da instituição, Mário Moreira, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, e Antonio Brotas, gestor da Comunicação e Divulgação da Fiocruz Bahia e coordenador do MCE-BA.
Durante sua fala, a ministra Luciana Santos ressaltou a importância de políticas que estimulem a formação científica na região do Nordeste. “Durante os últimos anos, as regiões Norte e Nordeste sofreram cortes na educação e no incentivo à educação. Com essas iniciativas, assumimos o compromisso de retomar o incentivo ao interesse pelo conhecimento entre os jovens baianos”, disse a ministra. Por sua vez, o governador Jerônimo Rodrigues pontuou a importância de ações que permitam que os estudantes criem uma visão mais ampla sobre o que é o fazer científico. “Conhecimento ancestral é científico; o saber transmitido de um para o outro faz parte da ciência, desde transformar o conhecimento em um aparato tecnológico a um método de combate à fome”, concluiu o governador.
O Mais Ciência é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Bahia, o projeto assume um caráter de promoção da educação científica crítica, inclusiva e com perspectiva antirracista. O MCE-BA integra a Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), que conta com 90 escolas públicas localizadas em 51 municípios do estado.
Fernanda Brito, professora do Colégio Estadual da Bahia Central, uma das escolas parceiras da Rede-ICTITE, esteve presente no evento e creditou aos clubes de ciência uma mudança significativa na vida de seus alunos. “Viva a ciência e a possibilidade de transformar vidas através de programas de incentivo científico”, afirmou.
No final da cerimônia, também foi apresentado o projeto Caravana da Ciência, uma das ações de celebração aos 40 anos do MCTI, que tem como objetivo visitar todos os estados do país, promovendo a divulgação de iniciativas de apoio à pesquisa e inovação para empresas e cientistas, além de oferecer oficinas gratuitas ao público em geral.
Inauguração do primeiro laboratório Maker do Mais Ciência na Escola na Bahia
Ainda como parte dos compromissos dos 40 anos do MCTI, foi inaugurado, nesta terça-feira, 20/05, o primeiro laboratório maker do Mais Ciência na Escola Bahia, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR Mãe Stella), localizado no Cabula, em Salvador.
Marilda Gonçalves reforçou a importância da parceria entre o governo, instituições de pesquisa e agências de fomento à pesquisa na elaboração de iniciativas que incentivem a formação científica na educação básica. “Projetos como o Mais Ciência na Escola são importantes porque o impulsionamento para que os jovens construam um interesse na carreira científica começa durante a educação básica”, comentou a diretora da Fiocruz Bahia.
Seguindo o objetivo de promoção do letramento digital e da formação científica, a instalação de laboratórios makers nas unidades de ensino proporciona o acesso a recursos tecnológicos e ferramentas de prototipagem, que possibilitam o desenvolvimento e acompanhamento de projetos educativos. Ana Carolina, estudante do 2º ano do Ensino Médio do CEEINFOR Mãe Stella, expressou animação pela disponibilização de recursos tecnológicos para o corpo estudantil. “Espero que os alunos do colégio possam usufruir das novidades e seja possível que adquiramos mais conhecimento científico no laboratório”, concluiu.
Abrangendo 21 dos 27 territórios de identidade da Bahia, é estimado que a implantação dos laboratórios makers tenha um impacto direto em mais de 1 mil estudantes do estado.
16/05/2025
Nesta segunda-feira, 19 de maio, às 14h, será realizado o lançamento do Programa Mais Ciência na Escola na Bahia, através do projeto Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), uma iniciativa da Fiocruz Bahia em parceria com instituições de ciência, tecnologia e inovação, secretarias municipais e estadual de educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
O evento será realizado no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador e integra a celebração dos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que instalará no local uma exposição comemorativa intitulada Caravana da Ciência.
O Mais Ciência na Escola Bahia abrange 51 municípios baianos, com a participação de 90 escolas públicas, e tem como objetivo promover o letramento digital e a formação científica de estudantes, por meio da capacitação docente, da criação de clubes de ciência e da implantação de espaços tecnológicos voltados ao desenvolvimento de projetos que estimulem o interesse científico entre os jovens.
12/05/2025
O projeto Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE) vai colaborar para a transformação da educação básica ao conectar escolas, comunidades e instituições científicas. Ele promove inclusão, diversidade e equidade, incentivando o protagonismo estudantil e o pensamento crítico. Além disso, fortalece a educação antirracista e a integração de saberes tradicionais e científicos.
Os resultados esperados do programa incluem impactos significativos na educação, inclusão social e desenvolvimento científico. Outro destaque está na melhoria dos indicadores educacionais e de saúde, combatendo desigualdades históricas em comunidades vulneráveis.
O projeto também aborda temas como sustentabilidade, meio ambiente e combate à desinformação, garantindo uma formação mais completa para os estudantes.
23/04/2025
O projeto institucional da Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE), o Mais Ciência na Escola Bahia, terá uma abrangência significativa no estado. O projeto envolve 90 escolas da educação básica, distribuídas em três nós, cada um com 30 escolas, formando os Territórios Escolares.
Além disso, conta com cerca de mil estudantes, professores e gestores da educação básica participam diretamente das atividades do projeto, e envolve pesquisadores e instituições de ciência, tecnologia e inovação do estado da Bahia.
As escolas participantes estão localizadas em diferentes regiões do estado, abrangendo áreas urbanas e rurais. A rede é organizada para promover a integração e colaboração entre as escolas e as comunidades locais e traz impactos regionais. Entre os impactos do projeto está a contribuição para o desenvolvimento local sustentável através de práticas educativas e projetos comunitários.
A abrangência do projeto na Bahia é ampla e diversificada, envolvendo muitas escolas e participantes, e promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social em diferentes regiões do estado.
22/04/2025
Um encontro entre representantes da Fiocruz Bahia, Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) reforçou o compromisso com a educação científica, tecnológica e antirracista nas escolas públicas da Bahia. A atividade aconteceu no gabinete da SEC, no dia 22 de abril, com a presença da secretária Rowenna Brito, da diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, do Coordenador do Projeto Mais Ciência na Escola Bahia, Antonio Brotas e do chefe de gabinete da SECTI, Marcius Gomes, e das equipes técnicas das instituições participantes.
Foi apresentado o projeto Mais Ciência na Escola Bahia, parte da Rede ICTITE, financiado pelo CNPq e coordenado pela Fiocruz Bahia. O objetivo da ação é levar laboratórios makers, clubes de ciências e formação docente para 90 escolas da rede pública estadual e municipal, promovendo uma educação científica crítica, inclusiva e com perspectiva antirracista. O programa vai financiar bolsas para 900 estudantes e 90 professores das escolas públicas estaduais e municipais.
A SEC reiterou o apoio ao Mais Ciência na Escola Bahia e reforçou a participação ativa da Secretaria na sua implementação nas escolas da rede estadual e dos municípios com dificuldades para a adequação das salas nas escolas para receber os laboratórios maker.
Foi marcada uma reunião com os 26 NTEs e os 51 municípios parceiros para alinhar a implementação do projeto, a ser realizada no dia 24 de abril. Para fortalecer a parceria, o Coordenador do programa, Antônio Brotas, informou que será constituído um Comitê Gestor para acompanhar de perto os avanços.
09/04/2025
A Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE) é uma iniciativa do Instituto Gonçalo Moniz/Fiocruz Bahia, coordenada por Antonio Marcos Pereira Brotas. O projeto promove a equidade no acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e desenvolve uma cultura científica, especialmente entre jovens e escolas da educação básica.
A Rede ICTITE tem como objetivo o desenvolvimento da Cultura Científica, através da promoção da aprendizagem criativa pela investigação e experimentação voltadas à solução de problemas e ao estímulo ao engajamento dos estudantes para carreiras científicas e tecnológicas; a promoção da equidade e inclusão, com foco em raça e gênero, inclusão produtiva e afirmação das diversidades; além do fortalecimento da Educação em Tempo Integral, por meio da difusão e suporte à transformação digital.
O que é a cultura maker?
A cultura maker, no contexto do projeto institucional da Rede ICTITE, é uma abordagem que incentiva a criação, a inovação e a experimentação.
Entre os benefícios estão o engajamento dos estudantes, buscando o aumento do interesse e da motivação dos estudantes através de atividades práticas e interativas e o desenvolvimento de habilidades, com a capacitação dos estudantes para aplicar o conhecimento em situações reais.
A cultura maker é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem criativa e inovadora, em que os estudantes podem explorar suas habilidades e interesses em um contexto colaborativo e inclusivo.